A peça versátil e original do seu guarda-roupa

É certo que roupas customizadas nunca saem de moda, afinal quem não deseja uma peça original e cheia de personalidade dentro do seu guarda-roupa? Nessa lista de itens que foram repaginados e apareceram em versões mais estilosas, os shorts com certeza ganham destaque, seja com aplicações de tachas, degradê, tie-dye ou jeans desfiados.

Por que ter um short customizado?

Além de ter uma peça com um charme extra no seu guarda-roupa, a customização é aliada número um da criatividade, afinal ela permite que você mesma modifique um short que já possui dando a ele a cara que deseja ou compre um que fuja totalmente do básico.

Segundo Josi Campos, dona da página Customização e da Loja Elite Customização, seus benefícios são indiscutíveis. “Você pode usar muito a sua criatividade e explorar vários modelos diferentes. E o melhor ainda: do jeito que você gosta!”, lembra a especialista.

Por esses motivos que, desde a década de 60, quando a customização ganhou força através do movimento hippie, a ideia de se ter uma peça tão original e exatamente do jeito que você deseja só vem ganhando cada vez mais adeptos.

“Acredito que hoje sustentabilidade e moda tem tudo a ver e as pessoas estão lidando melhor com isso. É legal você transformar uma peça “velha” em uma nova! E dar um up totalmente diferente.”, ressalta Josi

Outro ponto importante quando falamos de customização é a questão da economia, afinal, se você optar por repaginar você mesma o seu short, o famoso DIY, do it youserlf (ou faça você mesmo, em tradução livre), você pode usar materiais de que já dispõe na sua casa ou ainda transformar peças antigas em novas.

Uma calça jeans pode se transformar em um short, tintas esquecidas no fundo da gaveta podem ser aplicadas na peça, pedrarias podem ser bordadas. O meio ambiente (que sofre menos com a diminuição de produtos descartados) e seu bolso agradecem.

A peça versátil e original do seu guarda-roupa

Foto: Reprodução

Tipos de customização e looks para cada ocasião

Apesar de nem o céu ser o limite para esse tipo de personalização de roupas, afinal aqui é a criatividade que conta, existem alguns materiais mais comumente usados na customização de shorts. Entre os apontados pela especialista estão:

  • Rebites
  • Tecidos
  • Rendas
  • Tintas
  • Apliques em geral
  • Bordados

Já entre os modelos mais badalados, nas lojas e nos looks das famosas, estão os com aplique de tecido, estampas étnicas e coloridas, o “simples” detonado cós alto e os com bastante tachinhas.

Muita informação? Não se eles forem usados com as peças de roupa certas. “Se for um short com muitos detalhes, o legal é apostar em peças básicas em cima, que podem ir de blusas a croppeds e camisas”, conta Josi, que para mostrar a versatilidade dessa peça montou quatro looks, com opções diferentes de shorts customizados em cada um, para situações específicas.

Look balada

Um look bem poderoso, com salto alto, acessórios e brilho ganha um ar mais descontraído com um short detonadinho. A combinação fica perfeita para arrasar na balada, sem ficar social demais.

A peça versátil e original do seu guarda-roupa

Look cinema

Uma ida ao cinema pede um visual bem casual. Para isso, aposte em um short tie-dye, estampa que é a cara do movimento hippie e uma camiseta divertida. Nos pés, para manter o conforto, vá de Vans ou All Star.

A peça versátil e original do seu guarda-roupa

Look dia a dia

Se a parte de cima é bem básica, você pode apostar em um short rasgadinho para trazer um charme extra ao look. Além disso, uma sandália rasteira delicada completa lindamente o visual.

A peça versátil e original do seu guarda-roupa

Look fashion

Não tenha medo de apostar em um short com mais informação quando estiver montando um look fashion. Você pode até brincar com algum outro acessório estampado, escolhendo um print que converse com o visual, e fechar a produção com peças neutras bem poderosas.

A peça versátil e original do seu guarda-roupa

Faça você mesma o seu short customizado!

Que começar a fazer você mesma a customização dos seus shorts? A especialista Josi te ajuda então com uma dica preciosa. “Na internet hoje em dia encontramos milhares de modelos, então para quem está começando a regra é simples: praticar! Faça primeiro com roupas velhas (bem velhas mesmo, que não deem para usar mesmo depois de customizadas), e vá inventando e fazendo testes.” Assim você ficará craque e poderá fazer para valer depois em um short que irá usar!

Dicas da Carol…