Prolibras

Prolibras

O Prolibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação de Libras/Português/Libras) certifica pessoas surdas ou ouvintes fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que já concluíram o ensino superior ou o ensino médio.

O Exame visa proporcionar a pessoas com nível superior de escolaridade, surdas ou ouvintes, a certificação de competência necessária para compor o corpo docente de Libras e a pessoas com nível médio de escolaridade, a certificação de competência necessária como instrutores de Libras.

Prolibras

Realizado em duas etapas sendo a primeira uma prova objetiva composta por questões de múltipla escolha sobre a compreensão da linguagem de libras e a segunda etapa a realização de uma prova prática, o PROLIBRAS tornou o Brasil pioneiro na realização de um Exame totalmente em língua de sinais com certificação aceita por Instituições Superiores ou de Educação Básica como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino de Libras ou na tradução e interpretação da língua de Libras.

As diferentes Secretarias, o MEC e o Inep, por meio de ações conjuntas, promoveram o primeiro, o segundo, terceiro e o quarto Prolibras, que foram realizados em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mediante credenciamento desta pelo MEC. A partir de 2011, a realização do Prolibras passou a ser de responsabilidade do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

Links:

Você leu um artigo sobre: Prolibras, comente.