Veja algumas estratégias para organizar seus produtos de make

Sabe quando estamos atrasadas e o look acaba sendo prejudicado pela falta de tempo? A organização pode ajudar nesses dias! “Quando os produtos estão separados, é mais fácil localizá-los, você economiza tempo, evita sujeira e não repete os itens”, diz a maquiadora Kátia Freire, de João Pessoa.

Hora da arrumação!

1. ESCOLHA O LOCAL

Deixa os cosméticos no banheiro? Dê fim ao hábito! “Mudanças de temperatura e umidade interferem na composição”, explica Kátia. A exposição ao sol tem o mesmo efeito. Saída: guarde tudo em lugar arejado e com sombra, dentro de estojos transparentes.

2. SEPARE POR GRUPOS

Cada um deles vai num compartimento: base e corretivo; pó compacto e blush; iluminador e bronzant; sombra, máscara e lápis de olho; batom e gloss. “Sinalizo as divisões com post-its”, diz o maquiador Marco Rodrigues, do Esmell Ipanema, no Rio de Janeiro.

3. TENHA OS PREFERIDOS À MÃO

Deixe os itens curinga num nécessaire à parte. “Em caso de um evento-surpresa, acho tudo de que preciso para o make com agilidade”, diz Ket Heliara, maquiadora da Escola Madre, em São Paulo. Base mate, lápis preto, blush, máscara para cílios e batom são os must-have para ter na bolsa.

4. EVITE A BAGUNÇA

Diminua os riscos de quebra e sujeira posicionando em pé os batons e as embalagens de vidro. Blushes e sombras vão na horizontal (nunca amontoe). Lápis, delineadores, pincéis e demais produtos compridos podem ficar em suportes no formato de copo.